quarta-feira, 8 de abril de 2009

Leia os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde



Saiba o balanço do Seminário Nacional “O Trabalho do Assistente Social no SUAS” –RJ

 VEJA O BALANÇO NA INTEGRA NO BLOG OLHOS D`AGUA:

http://nrse.blog.terra.com.br/2009/04/08/o-balanco-do-seminario-nacional-o-trabalho-do-assistente-social-no-suas/

"Durante a plenária Assistência Social, Mobilização e Educação Popular ficou clara a urgência em recuperar a função pedagógica de assistentes sociais. O trabalho nos CRAS, com a família, por exemplo, não pode ser desvinculado da educação popular. “Esse tema deve ser eixo transversal que atravessa todas as atribuições do assistente social”, disse a Conselheira Kênia Figueiredo, que coordenou o debate entre Marina Maciel (UFMA), Hilda Oliveira (ex-LBA) e Eblin Farrage (UFF).

“O atendimento individualizado é apenas uma parte das atribuições, mas limitar-se a ele é perder a dimensão educativa. A prática terapêutica é um efeito disso. Quando não se entende a conjuntura, defende-se esse tipo de função.”

A plenária O Trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS marcou a importância de assistentes sociais desfrutarem de autonomia profissional, podendo assim atuar de acordo com a necessidade da população, que eles mesmos identificam.

As condições de trabalho nos centros de referência devem favorecer o acesso a direitos sociais. A Política de Assistência Social deve ser entendida como política pública. A defesa partiu tanto de representantes da gestão, Léa Lúcia Braga (MG) e Maria Elizabete Borges (BA), quanto da base, Francine Helfreich (RJ).

Ainda foi discutido o tema Assistência Social em Debate: Direito ou Assistencialização?, com Aldaíza Sposati (PUC/SP), Berenice Rojas Couto (PUC/RS) e Ana Elizabete Mota (UFPE). O debate envolveu grande participação do público, principalmente de representantes do MDS.

O mesmo aconteceu na mesa Balanço Crítico do SUAS e o Trabalho do/as Assistente Social, com Simone Albuquerque (Diretora do Departamento de Gestão do SUAS/MDS), Elaine Rossetti Behring (UERJ) e Mavi Pacheco (UFRJ).

A plenária Família, Gênero e Assistência Social reuniu Regina Célia Tamaso Mioto (UFSC), Marlene Teixeira (UnB) e Maria Helena Tavares (Assistente Social da SMAS/RJ). Houve um consenso sobre a necessidade de ampliar o conceito de família.

“O debate mostrou que a família tem sido considerada um espaço de proteção e cuidado, mas que é preciso enxergá-la como lugar de opressão e violência também. Só dessa forma será possível contemplar a realidade de diversos usuários, no momento de implantação de uma política do tema”, disse a professora Marlene Teixeira.

Completando a programação, Vivian Fraga (Conselheira do CRP/RJ) e Fátima Grave (Presidente do CRESS/RJ) debateram Interdisciplinaridade e Assistência Social.

O Seminário Nacional O Trabalho do Assistente Social no SUAS integra a Série Trabalho e Projeto Profissional. Em breve serão tratados os temas do trabalho na saúde, no sistema sócio-jurídico e na previdência. As abordagens consideram sempre o contexto de totalidade, isto é, do sistema capitalista em que os profissionais estão inseridos.

 

Concurso do INSS

Ao final do Seminário, foi aprovada uma moção que exige a posse efetiva de assistentes sociais aprovados no concurso público do INSS. As provas foram realizadas no dia 11 de janeiro e a lista de aprovados foi divulgada pela FUNRIO no dia 13 de março. Recentemente o CFESS emitiu nota pública sobre o assunto."


Bruno Costa e Silva - Assessor de Comunicação/CFESS - Assessor de Comunicação/CFESS  comunicação@cfess.org.br

Fonte: www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=163.  

CONHEÇA A PROPOSTA DA SUB-COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO CRESS-RJ SOBRE UMA AGENDA DE MUDANÇAS NO SISTEMA MUNICIPAL DE SEGURIDADE SOCIAL

http://nrse.blog.terra.com.br/2008/12/06/a-proposta-do-cressrj-e-dos-ass-da-smasrj/

PUBLICADO NO BLOG OLHOS D'AGUA

"É importante a divulgação destas proposições, entre nós assistentes sociais; demais técnicos; usuários e as mídias comprometidas com a ética e um "jornalismo público", pois este é um momento histórico importante e, está dentro de nossas prosposições ético-políticas". 

Fátima da Silva Grave Ortiz
Conselheira Presidente

 CRESS RJ