quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Não ao PL do Ato Médico"

O CFESS comunica que estão disponíveis no site:

www.naoaoatomedico.org.br 

os materiais referentes a campanha "Não ao PL do Ato Médico", tais como: 

cartaz, panfleto, folder, pirulito, faixas e camiseta, para livre reprodução.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do DF

O Fórum DCA/DF convida os interessados para a primeira reunião do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do DF neste ano. Ressalta-se a importância da necessidade da atuação conjunta dos Fóruns DCA; Fórum PETI; Fórum OCA, dentre outros, para a participação das atividades do comitê, que desde 2004 vem atuando para a formulação de estratégias de enfrentamento ao fenômeno social do tráfico de seres humanos no DF. O tráfico de seres humanos está diretamente ligado aos reflexos da exclusão social, que atingem diretamente a infância e a juventude no Brasil e no DF.

Vale lembrar que todos os atores sociais (pessoas; grupos; instituições e órgãos do Poder Público) atuantes na área da criança e do adolescente no DF, devem priorizar a inserção desta temática em suas agendas, com o objetivo de implantar e implementar as políticas públicas para a defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O CECRIA está buscando se estruturar após a grande perda de sua Coordenadora Geral Neide Castanha que faleceu no final de janeiro, o que significa distribuição de nossos trabalhos. Sendo assim, propomos iniciar nossos trabalhos e encontros mensais no próximo 31 de março de 2010 no CECRIA às 14h.

Favor divulgar este convite e aguardamos a presença de todos/as.

Aldayr Brasil (CECRIA) e Sabino Manda (Secretaria Fórum DCA/DF)

Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes - CECRIA

Telefax: (061) 3340-8708 / (061) 3274-6632 / 8145-3169

E-mail: cecria@cecria.org.br Homepage: www.cecria.org.br

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

O CEAG/UNB, em função de recursos assegurados, realizará mais duas turmas em Brasília para  o CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE nos dias  dias 17, 18 e 19 de março e 07, 08 e 09 de abril.

Por meio desse e-mail estamos convidando aos operadores do direito de crianças e adolescentes a participarem e solicitamos a sua confirmação de comparecimento. Os almoços serão oferecidos pelo Curso e o Certificado de Conclusão será expedido posteriormente pelo Decanato de Extensão da UnB para aqueles participantes que obtiverem 80% de presença. Ainda há vagas disponíveis, por favor, divulguem aos Conselheiros e agentes da sociedade civil interessados!

 CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

TURMA 4 - Local: Auditório da Biblioteca
                  Dias: 17, 18 e 19 de março, e 07, 08 e 09 de abril.
                      
                     As inscrições podem ser feitas diretamente com Ludmila Bandeira no e-mail: "ludbandeira@hotmail.com"

  • Ementa: Curso realizado por meio da Presidência da República por meio da SEDH - Secretaria Especial de Direitos Humanos, ministrado pelo CEAG - Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública, da Universidade de Brasília, voltado para Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares do DF e municípios do Entorno, no âmbito de um projeto de formação continuada de Conselhos da Criança e do Adolescente.
  • O curso visa prioritariamente à formação continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares, mas estende-se a agentes da sociedade civil organizada e vem atender uma antiga demanda desses atores quanto à sua qualificação e o fortalecimento de suas atuações.  
  • O Curso abordará temas que abarcam desde a concepção de Direitos Humanos até a destinação de recursos orçamentários para a sua execução, nos módulos: “Fundamentos em Direitos Humanos ”, “Direitos de Criança e Adolescentes”, “Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes” e “Noções Básicas de Orçamento Público e Orçamento-criança”.
 
Jussara de Goiás
Agente de Mobilização
UNB/ CEAG - Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública
Tel: 61- 31072685 

Nota de Apoio à investigação Caixa de Pandora

A Gestão 2008/2011 "Nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será!" do CRESS 8a Região manifesta apoio à atuação da Polícia Federal, do Poder Judiciário e do Ministério Público com relação às investigações sobre a operação Caixa de Pandora, que trata do esquema de corrupção existente no âmbito do Governo do Distrito Federal.

Diante da incapacidade da Câmara Legislativa do Distrito Federal de agir frente às acusações contra seus próprios membros e, também, da truculência da Polícia Militar do Distrito Federal diante das manifestações pacíficas de parte da população indignada do Distrito Federal, a decisão do Poder Judiciário surgiu como uma pequena bandeira de esperança de que a justiça seja feita para que aqueles que usam privadamente os recursos públicos sejam presos.

Rui Barbosa escreveu:

"De tanto ver triunfar as nulidades

De tanto ver prosperar a desonra

De tanto ver crescer a injustiça

De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus

O homem chega a desanimar da virtude, rir-se da honra,

a ter vergonha de ser honesto"

E esses fatos ainda continuam acontecendo, havendo a necessidade de que o cidadão de bem e as instituições levantem a bandeira no sentido de combater essas mazelas da sociedade.

Brasília, 12 de fevereiro de 2010