domingo, 25 de abril de 2010

Audiência pública discute as violações de direitos de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual

A docente e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da UnB, Profª Drª Maria Lúcia Leal, convida todos para a audiência pública que se realizar-se-á no dia 28/04/2010, no Plenário da Câmara Lesgilstiva do DF, às 10h, onde contará com a presença de diversas autoridades distritais, sociedade civil, ONGs e OGs. 

Será discutida as violações de direitos de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual nas ruas da capital federal. Esses casos demandam por um compromisso constante das mais variadas instituições. Incentivando a presente data, na ocasião haverá a apresentação do resultado da pesquisa desenvolvida ao longo de dois anos pelo grupo de pesquisa sobre Violência, Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes - VIOLES/SER/UnB 2008/2009) entitulado "A Trajetória Social da crianças e do adolescente em situação de exploração sexual na Rodoviária do Plano Piloto e Setor Comercial Sul de Brasília". 

Essa pesquisa tem como base promover a voz da criança e do(a) adolescente em situação de exploração sexual acerca do seu cenário e sua opinião com relação aos serviços de defesa dos seus direitos. Logo, visou-se acompanhá-los(as) como sujeitos de voz ativa e não meros objetos de pesquisa, dando-lhes voz e não falando por eles(as). 

Para maiores informações entrar em contato nos telefones 33072290, Ramal 204, sala da professora Maria Lúcia Leal, ou no 33228937 falar com Douglas, Ester ou Thiago.

Prof.ª Drª. Maria Lúcia Pinto Leal

ENCONTRO VIRTUAL SOBRE O PAPEL DO CONSELHO TUTELAR

Diálogo com os Conselhos: O papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Em 2010 o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 (vinte) anos de existência. Ao longo destas duas décadas, muitos foram os avanços conquistados, mas muitos mais são os desafios ainda a vencer, sendo certo que a luta pela plena efetivação dos direitos infanto-juvenis, verdadeiro dever institucional do Ministério Público, tem como pressuposto elementar a articulação de açõesjunto a outros órgãos públicos e entidades não governamentais direta ou indiretamente responsáveis pelo atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, na perspectiva de construção (e contínuo aperfeiçoamento) da chamada “rede de proteção à criança e ao adolescente” em todos os municípios paranaenses e brasileiros.

 

O adequado funcionamento da mencionada “rede de proteção”, por outro lado, pressupõe o diálogo e o espírito de colaboração entre os diversos integrantes do “Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que precisam falar a mesma linguagem e estarem conscientes do papel que cada um deve desempenhar, na certeza de que apenas com a participação de todos, será possível alcançar o objetivo que lhes é comum, e que se constitui na verdadeira razão de ser do próprio “Sistema” e de toda e qualquer intervenção por este realizada: a “proteção integral” infanto-juvenil.

 

Pensando nisto, ao longo deste ano de 2010, este Centro de Apoio realizará uma série de encontros regionais, tendo como público alvo não apenas membros do Ministério Público, mas também os demais integrantes do mencionado “Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

 

Os referidos encontros serão complementados por web-conferências, com transmissão aberta para todo Estado do Paraná via página eletrônica do Ministério Público do Estado do Paraná, tendo assim o potencial de atingir todos aqueles que militam na área da infância e juventude, como parte de um processo de qualificação funcional que, por certo, resultará na melhoria das condições de atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

 

O primeiro destes encontros virtuais ocorrerá no próximo dia 28 de abril de 2010, das 08h30 às 12h00, tendo como tema central o papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

A escolha de um tema ligado ao Conselho Tutelar para abertura da série de debates virtuais decorre do reconhecimento da importância deste órgão para o “Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”, assim como das dificuldades por vezes encontradas para que o mesmo desempenhe a contento, e em sua plenitude, suas relevantes atribuições.

 

Assim sendo, ao passo em convidamos a todos a participar do encontro virtual por meio da página do Ministério Público do Estado do Paraná na internet (www.mp.pr.gov.br), solicitamos a gentileza de sua divulgação junto aos Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, assim como junto a outros profissionais que atuam na área da infância e da juventude nos diversos municípios que compõem sua comarca, na certeza de que as informações transmitidas serão de grande valia a todos.

 

Esclarecemos que o encontro será interativo, com possibilidade de envio de perguntas via telefone ou internet, assim como serão também respondidas perguntas formuladas com antecedência, por intermédio do e-mail do CAOPCA, que pedimos seja também divulgado junto aos integrantes dos conselhos e outros profissionais da área: caopca@mp.pr.gov.br

Curso para operadores do SINASE com inscrições abertas


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB), promovem curso de Educação a Distância sobre o processo socioeducativo.  

O curso faz parte da estratégia de formação continuada dos operadores do sistema socioeducativo, visando a qualificação dos profissionais na implementação do Sinase. O curso de 120 horas, em caráter de extensão, é gratuito, com financiamento do Fundo da Infância e Adolescência, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). 

A programação abordará temas como adolescência, família e sociedade; marcos legais; políticas intersetoriais; projeto pedagógico em unidades de internação e em meio aberto; gestão do sistema socioeducativo; socioeducação e segurança; justiça restaurativa; e integração do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. As disciplinas serão discutidas à luz dos Instrumentos Internacionais de defesa de Direitos Humanos da Criança e Adolescente, da Constituição Federal, do ECA e dos parâmetros normativos do Sinase, incorporando as mais recentes contribuições acadêmicas a respeito do tema. 

As inscrições serão preenchidas, preferencialmente, por equipes dos programas de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, nos âmbitos estadual, distrital e municipal; e, ainda, por técnicos do Judiciário, Ministério Público e Defensorias, bem como conselheiros de direitos e tutelares. Algumas vagas também serão destinadas a alunos de graduação, em áreas afins.


As inscrições podem ser feitas no endereçowww.educar.tv/ sinase/aluno


INFORMAÇÕES 
Telefone: (61) 3107-2685 
E-mail: ceag@unb.br

__._,_.___

Fonte: Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB) 

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Secretaria de Saúde nomeia 782 servidores, sendo 24 assistentes sociais

Dezesseis categorias foram contempladas, entre elas: técnico administrativo, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêutico

A Secretaria de Saúde nomeou 782 servidores  nesta segunda-feira (19). A publicação no diário oficial – nº 74 – págs. 36 a 40 – seção 02-  cita 16 categorias incluindo técnico administrativo, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêutico, entre outras. A previsão é que até o fim do mês também sejam nomeados os médicos aprovados no concurso público que está em andamento. Outros 250 agentes comunitários de saúde também serão contratados para reforçar o combate à dengue, a partir de maio.


No total, o GDF autorizou a contratação de 1.073 profissionais da saúde em 18 especialidades. O secretário de Saúde, Joaquim Barros Neto, avalia que o aumento do número de servidores da secretaria é fundamental para reforçar a qualidade da saúde, principalmente nas áreas assistencial e preventiva. Segundo ele, os profissionais vão atuar em todos os níveis, desde a atenção básica até a terciária, em todos os hospitais. 


Fonte: Agencia Brasília - GDF - 20/04/2010.


PARABÉNS AOS ASSISTENTES SOCIAIS NOMEADOS!!!!!!!!!!!!!!!


E o CRESS continua na luta junto com os aprovados para mais nomeações!


Classificação para o cargo de Especialista em Saúde, na especialidade de ASSISTENTE SOCIAL, da Carreira de Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, para lotação em quaisquer das Unidades de Saúde da referida secretaria, por terem sido aprovados em Concurso Público, conforme Edital Normativo n° 013/2006-SES, publicado no DODF nº 101 de 29 de maio de 2006 e Edital de Resultado Final n° 040/2006-SES, publicado no DODF n° 225 de 24 de novembro de 2006, conforme segue:


(NOME/CLASSIFICAÇÃO): 

TELMA DOS SANTOS TEIXEIRA 74º; ANA MARGARETE PINHEIRO 75º; ANA MARIA DE CARVALHO 76º; MARCELO BORGES RODRIGUES 77º; BETE SANTANA DOS SANTOS 78º; KATIA MARIA DOS SANTOS MELO 79º; AFRANIA ALVES DIAS 80º; HELCILEA COSTA CAMPOS 81º; ANA ROSA PESSOA PEIXOTO 82º; RANDERSON NEVES BARBOSA 83º; KARITA RACHEL PEDROSO BASTOS 84º; KAREN SANTANA DE ALMEIDA 85º; ANDREA LAGARES NEIVA 86º; RAQUEL BENEVENUTO BALTHAZAR 87º; ELIZABETH MAULAZ LACERDA 88º; FERNANDA OLIVEIRA VIEIRA 89º; BARBARA CAROLINE GROFF 90º; DANUZIA DA SILVA SOARES 91º; TATIANE BARBOSA ARAÚJO 92º; PENINA D ANGELIS OLIVEIRA PACHECO 93º; SARAH MORAIS OLIVEIRA 94º; IZABEL CRISTINA DA C FREITAS 95º; PRISCILA LUCIA DA SILVA DE MOURA 96º; RICARDO PEREIRA SOARES 97º; MARIANA DE SOUZA 98º. 

Peça "Trajetória" em mobilização para o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O grupo Violes - SER - UNB convida a todos para a avant première da peça "Trajetória X" ao qual iniciará a programação de mobilização para o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - do grupo Violes/SER - NEIJ/CEAM - UnB.

Local: Auditório I - Museu Nacional Conjunto Cultural da Republica de Brasília 
Data: 17 de maio de 2010.
Horário: 19 horas. 

A sua participação é muito importante.

Favor, confirmar presença pelo telefone 33228937 com a Ester Cleane ou Felipe Cardoso.
Ou maiores informações pelo e-mail: violes@unb.br

ONU e Ministério da Justiça lançam edital para seleção de municípios


No dia 09 de abril de 2010, a ONU – por meio de suas agências PNUD, UNODC, UNICEF, UN-Habitat, UNESCO e OIT - e o Ministério da Justiça (PRONASCI) lançaram um edital para selecionar três municípios para receber atividades do Programa Conjunto Segurança com cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras”.

 

As atividades do programa conjunto são relacionadas à prevenção da violência de crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade.

 

A data limite para inscrições é 20 de maio de 2010.


 

Mais informações no site:  

Conferência sobre Saúde Mental no DF

As Conferências Regionais de Saúde Mental iniciaram na última terça-feira (13/04/2010)

Segue o calendário das próximas: 
26 e 27/04 - Samambaia 
27/04 - Guará, no auditório da Administração, das 8h às 17h. 
28/04 - São Sebastião.

    A Conferência Distrital de Saúde Mental está prevista para os dias 18, 19 e 20/05/2010.

Para mais informações sobre Conferências Municipais e Estaduais de Saúde Mental acesse o link:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/passoapassoivcnsmi.pdf 

e para informações sobre as Conferências de Saúde Mental Municipais e Estaduais agendadas acesse o link:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=34074&janela=1

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Capacitação para a Rede de Atendimento voltada à preparação da Criança para Adoção

Capacitação dos profissionais de instituições de acolhimento, dos Conselheiros Tutelares, dos técnicos dos CRAS/CREAS, dos serviços de Justiça e demais integrantes da rede de atendimento visando à preparação da Criança para Adoção

           O trabalho será realizado em grupos, vivências, rodas de conversas, discussão de casos, estudos de textos, vídeos, e outros recursos lúdicos do Sociodrama, da Psicologia Social, da Teoria Sistêmica e Teoria das Redes Sociais. Os encontros/oficinas serão conduzidos por uma equipe técnica formada por Psicólogos e/ou Assistentes Sociais, auxiliados por estagiários da psicologia e do serviço social.

Será emitido Certificado para aqueles que participarem dos dois encontros. 

DATAS DE REALIZAÇÃO:       HORÁRIO: Todos os grupos funcionarão no horário de 14 às 18h

GRUPO I – 16 e 30/abril                

GRUPO II – 14 e 28/maio      LOCAL:  SEPN 911, Promot. de Justiça da Infância e da Juventude, Sala múltiplo uso

GRUPO III – 11 e 25/junho                            

 

TEMAS DAS OFICINAS:

Oficina I - A História da Criança e do Adolescente: passado/presente/futuro

Oficina II - A Destituição do Poder Familiar e os Processos de Adoção


"O processo de adoção diz respeito, em primeiro lugar à criança ou adolescente para o qual se encontra um novo lar. Como sujeitos de direitos, eles devem participar ativamente das várias etapas desse processo. Para tanto, é fundamental que os profissionais que cuidam da criança ou do adolescente se capacitem para acolher adequadamente a criança, levando em consideração a importância da preservação da sua história de vida, bem como saibam lidar com os conflitos e angústias típicas nos processos de adoção."

Um projeto de autoria do Projeto Aconchego e do Instituto Berço da Cidadania, em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a UNIP - Universidade Paulista.

ESCOLHA UM GRUPO!

INSCREVA-SE! PARTICIPE!
Preencha Ficha de Inscrição e encaminhe para 
ib.cidadania.org.br


Contratação de Consultor para o Projovem Adolescente

Consultor para Análise do Monitoramento do Projovem Adolescente  

Serviço Socioeducativo (3 vagas)


O Ministério de Desenvolvimento Social - MDS divulga o Edital n.º 33/2010, destinado a contratação de Consultor para Análise do Monitoramento do Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo (3 vagas). O Edital completo está disponível no endereço eletrônico do MDS: http://www.mds.gov.br/servicos/editais-de-contratacao.
 
OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR O CURRÍCULO DO DIA 11/04/2010 A 16/04/2010 PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO sedpunesco914bra3026@mds.gov.br, EM FORMATO PDF (EXCLUSIVAMENTE), INDICANDO O NÚMERO DO EDITAL NO CAMPO ASSUNTO. SERÃO DESCONSIDERADOS OS E-MAILS ENVIADOS, QUE NÃO ATENDAM A TAIS REQUISITOS. 

domingo, 11 de abril de 2010

Cursos gratuitos oferecidos pelo TCU

TCU abre inscrições para curso de capacitação de servidores públicos

Servidores públicos de todo o Brasil já podem se inscrever nas turmas de maio dos cursos de capacitação oferecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os cursos são gratuitos e as aulas realizadas pela internet. Os temas a serem abordados são Lei de Responsabilidade Fiscal, Licitações e Contratos Administrativos e Prestação de Contas de Convênios. Poderão participar servidores civis e militares, comissionados ou efetivos, de qualquer um dos três poderes. Não há restrição também quanto à esfera da administração, podendo ser municipal, estadual ou federal.

O curso de Lei de Responsabilidade Fiscal e o de Licitações e Contratos Administrativos terão 900 vagas cada e o de Prestação de Contas em Convênio, 600. As aulas ocorrem de 5 de maio a 4 de junho e as inscrições de 8 a 27 de abril. As informações sobre matrícula e os programas dos cursos estão disponíveis no portal do TCU (www.tcu.gov.br/gestor).

.
Fonte: (08/04/2010 16:12) Serviço: Ascom. E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, 
entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fiscalização do Programa Bolsa Família do DF: Responsabilidade do CAS-DF?

"Desde 2008, o governo do DF recebeu do ministério R$ 1,7 milhão para administrar o programa. Foi desse montante que, segundo a CGU, que foi retirado o dinheiro para construir cercas. Ou seja, quase 60% da verba foi desviada. No mesmo período, a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF teve um orçamento disponível de R$ 683 milhões.

De acordo com a CGU, as irregularidades não foram detectadas apenas na compra de alambrados. A Secretaria de Desenvolvimento Social também teria escolhido a proposta mais cara para a construção das cercas, com valor até 64% acima do preço mais barato oferecido na negociação. A CGU aponta indícios de irregularidades também na instalação dos alambrados, que não foram colocados em lugares previstos.

O órgão pediu esclarecimentos à Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, mas não obteve resposta. A CGU quer que o governo do DF devolva R$ 1 milhão à União.

A auditoria faz parte da devassa da CGU nos repasses da União para o governo de Arruda, cassado por infidelidade partidária e preso por atrapalhar investigações do mensalão do DEM. O órgão suspeita de desvios de até R$ 106 milhões.

O governo do Distrito Federal não comentou a auditoria da CGU. Segundo a assessoria, o governo não recebeu o relatório que aponta irregularidades na aplicação de recursos do Bolsa Família. 

O Ministério do Desenvolvimento Social sustenta que a obrigação de fiscalizar os repasses é do Conselho de Assistência Social do DF. Segundo a assessoria, o documento da CGU ainda não foi analisado porque chegou ontem.

Conforme a assessoria, o dinheiro que a CGU diz ter sido desviado não era destinado especificamente para as famílias, mas à gestão do Bolsa Família. A deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM), que chefiava a Secretaria de Desenvolvimento Social, disse que desconhecia irregularidades e que pediu esclarecimentos à pasta."

.

Fonte: "CGU vê desvio de R$ 1 milhão" - em 08/04/2010 às 9:50  http://www.blogdapaola.com.br/?p=15536 - paola@blogdapaola.com.br

Gestão do Programa Bolsa Família do DF sob suspeita!

Está na Folha de São Paulo:
 
Gestão Arruda desviou R$ 1 mi do Bolsa Família

Segundo auditoria, verba para administrar o programa foi usada para construir cercas. Valor equivale a 60% do total repassado ao Bolsa Família no DF desde 2008; governo distrital não quis comentar relatório da CGU.

De Filipe Coutinho:

O governo de José Roberto Arruda (sem partido) desviou R$ 1 milhão do principal programa social da gestão Lula, o Bolsa Família, segundo auditoria do governo federal.

Entre 2008 e 2009, o Ministério do Desenvolvimento Social repassou R$ 1,4 milhão para que o DF administrasse o programa em seu território, mas ao menos R$ 1 milhão foi usado para construir cercas e alambrados da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O valor é suficiente para beneficiar quase mil famílias por um ano e, pelas regras do ministério, ele não poderia ser usado para construir cercas.

O desvio foi apontado em auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União). Segundo o órgão, a verba era para financiar o acompanhamento, o cadastro e a fiscalização das famílias beneficiadas pelo programa.

"Detectamos a aquisição de alambrados para cercar as unidades da secretaria, desvirtuando a finalidade do programa que consiste no apoio à gestão de Bolsa Família", informa o relatório da CGU.

O DF tem 71 mil famílias cadastradas no programa -quase 280 mil pessoas ou 10% da população. Em média, o Ministério do Desenvolvimento Social distribui mensalmente R$ 5,8 milhões em benefícios do Bolsa Família na região.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Contratação de Consultor Especialista em Política de Assistência Social

Oportunidade: O CRESS divulga o Edital n.º 28/2010 para contratação de:

"Consultor Especialista em Política de Assistência Social para Serviço de Proteção 

Social Básica no Domicílio"  


Produto: Desenvolver estudos técnicos e produzir referências para o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas. 



O Edital completo está disponível no site do MDS e pode ser obtido pelo link:


 http://www.mds.gov.br/servicos/editais-de-contratacao 

Os interessados deverão encaminhar currículos até 09/04/10 (sexta-feira), de acordo com os procedimentos definidos no Edital.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência Social

Depois dos debates sobre o SUAS, o Sociojurídico, a Saúde e o resgate do Congresso da Virada, o Conjunto CFESS-CRESS realiza mais um grande Seminário Nacional. Desta vez será sobre o Serviço Social na Previdência Social. O palco será Porto Alegre (RS), nos dias 19 e 20 de junho de 2010.  Organizado pelo CFESS em parceria com o CRESS-RS, o evento vai trazer importantes temas acerca da atuação do/a assistente social no INSS. Serão debates sobre o Projeto ético-político profissional e a Seguridade Social; o cotidiano e as atribuições e competências do/a assistente social na perspectiva da ampliação de direitos; as tensões e avanços na concretização do Benefício Assistencial; a Saúde do Trabalhador/a; e a organização política da categoria em defesa das condições de trabalho na Previdência Social.  

ANOTE:
Seminário Nacional do Serviço Social na Previdência Social
19 e 20 de junho de 2010, em Porto Alegre (RS) – Auditório Dante de Oliveira da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul

Inscrições a partir de meados de abril, pelo site do CFESS. 


Debate atual:
Em fevereiro deste ano, o CFESS se reuniu com o Ministério da Previdência Social para discutir questões apontadas pelos/as assistentes sociais da Previdência, como a exigência de gestores do INSS de que os/as profissionais executem ações estranhas às previstas na lei que regulamenta a profissão e no edital do concurso, com destaque para a habilitação de benefícios; a fragilidade das condições técnicas e éticas de trabalho; demora na publicação de ato normativo sobre as atribuições e competências do/a assistente social no INSS; quantitativo de profissionais não suficientes face à não nomeação de mais 50% das/os candidatadas/os aprovadas/os no concurso. O Secretário Executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, prometeu ações para tentar atender a demanda da categoria. 
Fonte: Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
comunicacao@cfess.org.br

XIII CBAS

Assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de todo país já estão com a agenda marcada entre os dias 31 de julho a 05 de agosto de 2010. Isso porque nesta data acontece o maior evento do Serviço Social brasileiro, o XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Esta edição, que será realizada em Brasília (DF), tem como tema central as Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social.

O CBAS vem se fortalecendo não só pela sua natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria para o próximo triênio, mas também por ser um importante espaço de divulgação da produção científica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.

Baixe e imprima a programação do XIII CBAS

Fonte: Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
comunicacao@cfess.org.br

Medidas do atual Governador do DF

"Saúde recebe atenção


Atendendo ao pedido do secretário de Saúde, Joaquim Barros Neto, o governador Wilson Lima determinou a realização de concurso emergencial para a contratação de 500 agentes de saúde para reforçara as ações de combate à dengue. O contingente será reforçado ainda com 250 agentes do Serviço de Limpeza Urbana e outros 200 do Exército Brasileiro, que recebem treinamento da Secretaria de Saúde para atuar no combate à epidemia. As atividades começarão pela Vila Planalto, pelo Itapoã e por Planaltina. Além disso, serão chamados a tomar posse aproximadamente 1.200 profissionais, de especialidades diversas, já aprovados em concurso público.

.

Plano de saúde dos servidores


A implantação do plano de saúde dos servidores públicos do DF voltou ao debate. Em reunião com os sindicatos representativos dos servidores, Wilson Lima afirmou que o GDF vai realizar todas as ações necessárias para que o plano seja implantado. O edital de credenciamento das prestadoras de serviço está em análise. Quando aprovado, o plano beneficiará servidores da ativa, comissionados, aposentados e pensionistas

Outra novidade institucional foi a criação da Subsecretaria para Assuntos da Mulher, anunciada no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. A pasta é ligada à Secretaria de Justiça, Direito Humanos e Cidadania (Sejus)."


Fonte: Agencia Brasilia - GDF 24/03/2010