segunda-feira, 15 de março de 2010

7º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária

Convidamos todos os integrantes do CRESS, para participar do 7º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária - 4ª Feira de Inovações em Suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão que integra a Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), com o apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), ocorrerá em março deste ano e terá a presença do chefe da seção de ONGs do UN/Desa, dr. Andrei Abramov, que virá de Nova York, nos Estados Unidos.

A realização do acontecimento será no dia 17 de março, às 8 horas, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica - ParlaMundi da LBV, localizado no SGAS 915 lotes 75/76, em Brasília/DF. O credenciamento será feito neste mesmo horário. Na ocasião, estarão reunidas lideranças dos três setores da sociedade com o objetivo de identificar e compartilhar práticas de sucesso que possam ser replicadas como novas tecnologias sociais.

Sob orientação do Ecosoc, no qual a LBV possui status consultivo geral desde 1999, será abordado o tema "Enfrentamento da violência doméstica e familiar". Com a feira de inovações, que busca abranger a participação de todos os Estados brasileiros, as Nações Unidas esperam avaliar os avanços de governos e da sociedade e incentivar a troca de experiências. A participação de sua entidade é fundamental nesse desafio, bem como na contribuição ao documento final a ser encaminhado ao Ecosoc e apresentado na Reunião do Alto Nível ( High-Level Segment) desse órgão, que terá lugar em Genebra, na Suíça, em julho de 2010.

Informamos que a inscrição e a refeição é gratuita e haverá entrega de certificado de participação. Caso puder confirmar, por favor ligue para Tel.: (61) 3245 1070 r: 213 falar com Lina ou Renato Santos.
Lina Silva
Articuladora da Rede Sociedade Solidária da LBV em Brasilia
Tel.: (61) 3245 1070 r: 213
E-mail: linac@lbv.org.br 

quinta-feira, 11 de março de 2010

Seminário debate "Caminhos para Adoção"

O Projeto Aconchego – Grupo de Apoio a Adoção, o Instituto Berço da Cidadania, a Universidade Católica de Brasília e a Universidade Paulista-Unip realizam, no próximo dia 19 de março, das 14 às 18 horas,  seminário “Caminhos para Adoção”, no Anfiteatro do Campus da UNIP , localizado na SGAS 913. 
 
A Promotora de Justiça Fabiana de Assis Pinheiro participará do painel que abordará A preparação da criança para adoção, às 15h20.  
 
participação é gratuita. Informações e inscrições,  até o dia 15/3/2010 , nos endereços:Saiba mais')">www.projetoaconchego.org.brSaiba mais')">www.bercodacidadanoa.org.brSaiba mais')">
Saiba mais')">contatos@projetoaconchego.org.br ouSaiba mais')">ib.cidadania@uol.com.br

O PAPEL DA MIDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL

quarta-feira, 10 de março de 2010

II Conferência Nacional de Cultura (II CNC)

A diversidade da cultura brasileira, um dos principais temas da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que será realizada em Brasília, de 11 a 14 de março, estará refletida também na programação de eventos elaborada pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Dentre as atrações,  shows de música, teatro, circo, dança, além de exibição de filmes e exposições.  Oficinas culturais em diversos segmentos serão oferecidas, gratuitamente, durante a jornada. As demais atrações da programação também são gratuitas e acontecem de 9 a 14 de março, no Complexo Cultural da Funarte.

Confira a programação completa:

 http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/03/programacao-cultural-da-ii-cnc.pdf

terça-feira, 9 de março de 2010

CEDECA: em defesa dos direitos dos adolescentes do CIAGO

CEDECA DF denuncia: Adolescentes e jovens do Ciago 

aprovados no vestibular ainda não estão estudando

 

Em Novembro de 2009 parceria envolvendo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, o Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras – Ciago, a Universidade Católica de Brasília - UCB e o Centro Universitário do Distrito Federal - UDF garantiram a inscrição de adolescentes e jovens do Ciago no vestibular, com a expectativa de que se fossem aprovados ingressariam como alunos bolsistas.

 

Na época, 17 jovens fizeram a prova e destes, 10 foram aprovados, quatro para o curso de ciência da computação, três para educação física, dois para direito e um para enfermagem. Essa tinha sido a primeira vez que internos do sistema socioeducativo participavam de um concurso. No entanto, até o presente momento, os adolescentes e jovens não estão sequer matriculados, embora o ano letivo já tenha iniciado.

 

A informação passada pelas mães dos internos é de que entraves no procedimento para garantir as bolsas de estudo tem inviabilizado a matricula regular dos meninos. Nem o Governo do Distrito Federal - GDF, que possui política pública específica para garantia de bolsas de estudo, nem as Universidades viabilizaram a solução do problema até agora. Enquanto isso sofrem os adolescentes, jovens e suas famílias, que sonhavam com a universidade dentro do processo de socioeducação a que foram submetidos.


Destacam-se as conseqüências negativas da não concretização desse processo. Além de a política pública socioeducativa cair em descrédito perante a sociedade e os demais internos, será mais uma frustração para a vida desses meninos. Como imaginar que é possível superar a prática de infrações quando as portas se fecham sempre que se busca um novo caminho?

 

As mazelas do sistema socioeducativo do DF todos nós conhecemos, muitas vidas ainda são perdidas por sua ineficiência. Não é possível que uma iniciativa bem sucedida deixe de dar bons frutos por falta de prioridade e decisão política dos envolvidos.

 

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CEDECA DF

quinta-feira, 4 de março de 2010

REUNIÃO AMPLIADA DO CNAS

O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS realizará em Brasília, no dia 12 de março de 2010, Reunião Ampliada, que terá como tema central: O Conselho Nacional de Assistência Social Gestão 2010/2012: Processo Eleitoral dos Representantes da Sociedade Civil e o papel dos Conselhos de Assistência Social.

Data: 12 de março 
Horário: das 9h às 18h 
Local: Auditório da Procuradoria Geral da República - PGR, SAF Sul, Q. 04, Lt. 03, Conjunto ‘C’, Brasília/ Distrito Federal.

O CNAS convida a todos para participar desse debate.

Conheça AQUI a Programação.

Fonte: www.congemas.org.br 

Novos Centros de Referência de Assistência Social -CRAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda inaugurou duas novas unidades de CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, nas cidades de Samambaia e Fercal. 

O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. 

O novo CRAS de Samambaia fica na QN 317. 

Na Fercal, além do CRAS a estrutura conta com Núcleo de Atendimento do Programa Vida Melhor e Ponto de Distribuição de Pão e Leite. O local era um antigo posto policial que estava em desuso, sendo considerado o primeiro CRAS Rural, totalizando agora 23 unidades no DF. 
Fonte: www.sedest.df.gov.br

Cadastro Nacional das Pessoas Desaparecidas.

Sedest fará parte do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Foi lançado em 26/02/2010, o Cadastro Nacional das Pessoas Desaparecidas. O maior interesse do governo é criar uma rede para se obter informações sobre, crianças, adolescentes e adultos de qualquer faixa etária que tenha desaparecido. Qualquer pessoa vai poder fazer a inscrição do desaparecimento. Para ter acesso é só entrar no site (www.desaparecidos.mj.gov.br), depois de enviado os dados, serão confirmados após verificação do caso.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda possui um núcleo de apoio às famílias de desaparecidos. Qualquer pessoa poderá procurar a Sedest através do telefone 0800-647-1407, ou no NUAPD – Núcleo de Atendimento às Famílias de Pessoas Desaparecidas, no antigo Touring Club – perto da Rodoviária. Até mesmo para aqueles que não têm acesso à internet para fazer o cadastro.


Fonte: www.sedest.df.gov.br

Em defesa da Saúde Mental no DF

Panelaço pela Saúde Mental do Distrito Federal

 Quando: 06 de março

Concentração: 09 horas

Local: em frente ao Centro de Saúde nº 01 da Ceilândia 

(QNM 17 – ao lado do HRC)

Organizado pela Rede Social de Ceiländia, com apoio da comunidade e de várias entidades de defesa das pessoas com transtorno mental, o PANELAÇO percorrerá o Centro de Ceiländia sua Concentração terá início as 9 horas em frente ao Hospital Regional de Ceiländia – HRC.

A iniciativa em defesa da Saúde Mental terá como principal tônica a reinvidicação de um CAP`s – Centro de Atendimento Psicossocial.

Os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial são serviços que objetivam redirecionar a assistência psiquiátrica, com valorização a um modelo de reinserção social. Deve constituir em serviço aberto, ambulatorial e de atenção diária, independente de qualquer estrutura hospitalar, voltados as pessoas com transtornos e mentais.

Leve panela e colher para demonstrar sua indignação pelo caos que está a Saúde Mental no Distrito Federal!

Maiores informaçõesresocialdeceilandia@gmail.com