segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR

VOTAR PARA CONSELHEIRO (A)  TUTELAR: UM ATO DE CIDADANIA
 
No dia 4 de outubro de 2009, das  9h às 17h, será realizada a eleição para Conselheiros (as)  Tutelares do Distrito Federal. 
 
É importante a participação de toda a comunidade para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
          
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. 
   
        Basta levar o título de eleitor e carteira de identidade.

Escolha conscientemente seus candidatos a Conselheiros(as)  Tutelares.

Confira os locais de votação, nomes dos candidatos e demais informações na página da PDIJ

pelo endereço eletrônico:

http://www.mpdft.gov.br/portal/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=214&Itemid=322

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PL CEBAS

"A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, dia 15/9/09, Projeto de Lei que define os responsáveis por toda análise dos pedidos de certificação de entidades beneficentes de assistência social que hoje em dia é uma função do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

O PL nº 3021/2008, de autoria do Poder Executivo, define que a responsabilidade de conceder e renovar os certificados passa a ser dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde.

O PL precisa ser aprovado pelo Senado para então seguir para a sanção do presidente da República." 

fonte: Site do Congemas


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OPORTUNIDADE DE EMPREGO:

A Subsecretaria de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF solicita o recebimento de Curriculuns com experiência comprovada em Gestão e Gerênciamento de Instituições, Entidades e Organizações de Assistência Social e Projetos Sociais e ter Nível Superior.
Curriculuns devem ser enviados para o email: subsas@sedest.df.gov.br
Telefone de contato: 3961-4490

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Participe deste Manifesto!

Manifesto
Inserção de Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas
.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) dirigem-se a Vossa Excelência para solicitar sua aprovação ao PLC 060/2007, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas escolas públicas de educação básica. Enquanto entidades de fiscalização do exercício profissional de assistentes sociais e psicólogos, a luta pela inserção desses profissionais nas escolas e, mais amplamente, na política de educação, se insere na perspectiva da garantia e acesso aos direitos sociais, como direito do cidadão e dever do Estado.
.
A atuação desses profissionais nas escolas compondo equipes multiprofissionais juntamente com professores, pedagogos e outros, sem dúvida, ensejará um atendimento integral aos diversos sujeitos partícipes do processo ensino-aprendizagem em toda sua complexidade que exige cada vez mais atenção numa perspectiva totalizante. O direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola, tem sido garantido reiteradamente nos instrumentos legais seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/90) e na lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) dentre outras, tendo como finalidade a formação do sujeito para o exercício da cidadania, preparação para o trabalho e sua participação na sociedade.
.
Assim, a qualidade dos serviços prestados à população e, de modo especial, ao usuário da escola pública, tem como objetivo o pleno desenvolvimento dos estudantes. O artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente coloca o direito à educação, ao acesso e permanência na escola. Direitos que precisam ser perseguidos por todos os profissionais que trabalham na educação, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, contribuindo em sua formação para exercer a cidadania.
.
A abertura desse espaço de inserção profissional para assistentes sociais (84.000) e psicólogos (130.278) em todo o Brasil, representará a ampliação da equipe multiprofissional na área educacional e contribuirá para a melhoria das condições para o acesso ao direito à educação, tendo em vista a complexidade da realidade social e a crescente percepção de que a escola nela está inserida. Por essas razões e em nome do compromisso público de Vossa Excelência com a garantia do direito à educação com qualidade, solicitamos o seu apoio pela aprovação do PLC 060/2007.
.
.
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Conselho Federal de Psicologia - CFP

Clique Aqui e Envie seu Manifesto:

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

I seminário Nacional de Controle Social (CONTROLE DEMOCRÁTICO)

A Controladoria-Geral da União, com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil e das entidades Amarribo, Avante e Instituto de Fiscalização e Controle, realiza em Brasília, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2009, o I Seminário Nacional de Controle Social, com o objetivo de apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública e de debater os limites e as possibilidades do exercício do controle social no Brasil.

.

Com a realização deste seminário, a CGU pretende contribuir para que cada cidadão, individualmente, ou reunido em conselhos ou associações civis, seja estimulado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas. Assim, as palestras abordarão temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas públicas, além dos relatos de diversas experiências bem sucedidas na área.

.

Período: 25 a 27 de setembro de 2009
Local: CNTC - SGAS 902, W5 Bloco C - Brasília/DF

Dúvidas e outras informações


Preencha o formulário eletrônico e faça sua inscrição gratuita. 
Vagas limitadas.

Período de inscrições: 12/08 a 11/09 de 2009

Conheça o portal da Renade:


Rede Nacional de Defesa do Adolescente em conflito com a Lei
.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Condicionalidades do Programa Bolsa Família

A Secretaria Nacional de Renda e Cidadania - SENARC do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS está retomando o Fórum Nacional das Condicionalidades do Programa Bolsa Família.
.
Veja AQUI o documento acordado com o Fórum sobre o conceito de Condicionalidades.
Veja AQUI a Minuta de Portaria para constituição do Fórum de Condicionalidades.
Veja
AQUI a Nota Técnica da Portaria.
Veja
AQUI a apresentação do Fórum Intersetorial e Intergovernamental de Acompanhamento das Condicionalidades do PBF.
Veja
AQUI a apresentação do PBF no contexto do SUS.
Veja
AQUI a Memória de Reunião.
.
Fonte: Site do CONGEMAS

Seminário Saúde do Adolescente do Distrito Federal

II Seminário sobre Atenção Integral a Saúde de Adolescentes em Conflito com a lei;
I Seminário sobre Saúde do Adolescente do DF;
I Fórum de Políticas Públicas sobre a Adolescência;
I Oficina Técnica de Implantação da Caderneta do Adolescente do DF.
.
Período: de 09 à 11 de setembro de 2009,
Local: Parlamundi, LBV, 915 Sul.
Maiores informações pelo telefone 3901 3089 ou pelo e-mail nasad@gmail.com.
.
Este evento é uma realização do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente - NASAD, juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e tem como objetivo dar continuidade ao que foi realizado em 2008, a partir de uma proposta de atenção interdisciplinar ao adolescente, reunindo profissionais das diferentes secretarias do DF, outras instituições e órgãos do GDF, estudantes universitários e representantes da sociedade civil interessados nesta discussão e ampliando para a participação dos adolescentes e jovens.
.
Além disso, inclui, na sua realização, o I Seminário sobre Saúde do Adolescente do DF no qual será discutido vários assuntos relacionados a saúde dos adolescentes como: sexualidade; DST-AIDS; violência nas escolas; promoção da cultura da Paz e modalidades de abordagem com os adolescentes; o I Fórum de Políticas Públicas sobre a Adolescência para discussão e definição da integração das ações entre as diferentes secretarias de Estado do DF e a I Oficina Técnica de Implantação da Caderneta do Adolescente do DF.