sábado, 22 de maio de 2010

Comissão de Seguridade apóia CARTA ABERTA dos assistentes sociais da SEDEST/SEJUS

CARTA ABERTA

REIVINDICAÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL

Nós Assistentes sociais da SEDEST/SEJUS reconhecemos a importância da atuação deste profissional no âmbito do SUAS e o compromisso governamental de se garantir o assistente social na carreira pública da SEDEST/SEJUS. Porém, há que se priorizar melhores condições de trabalho e avanços que visem a conquista dos direitos tanto do trabalhador quanto dos usuários atendidos.

Aproveitamos a oportunidade da homenagem do Dia do Assistente Social para reivindicar direitos a serem concretizados nas relações de trabalho e o cumprimento da Lei do Plano de Carreira, conquista esta de todos os servidores, tais como:

- Parcela do retroativo que ainda não foi efetivado e estão em atraso desde outubro/2009.

- Orientação sobre o adicional de insalubridade;

- Proposta do Plano de Saúde e melhorar o valor do auxílio alimentação;

Faz-se necessário efetivar os princípios ético-profissionais e as diretrizes da NOB-RH, garantindo o aprimoramento e a capacitação dos servidores, em que a categoria reivindica gratificação de titularidade e qualificação profissional para aqueles que mesmo requerendo ainda não receberam.

É preciso buscar uma Gestão de Pessoas comprometida com a Política de Assistência Social, em consonância às atribuições privativas e os parâmetros de atuação do assistente social para que se evite o desgaste pelas condições precárias no atendimento de algumas unidades, o assédio moral, além de procedimentos que ferem o código de ética, como o sigilo profissional e os direitos socioassistenciais do usuário.

Sentimos orgulho da profissão e principalmente pelas contribuições da categoria na luta histórica para garantir a efetivação do SUAS. Mas precisamos reconhecer que é preciso avançar nos direitos dos trabalhadores deste Sistema Único para além do discurso. Ressaltamos a importância do Assistente Social e dos demais profissionais para a mobilização  de todos junto ao sindicato, aos Conselhos profissionais, entre outros movimentos sociais da política de assistência social, na luta pela efetivação dos direitos dos trabalhadores da Carreira Pública do SUAS no DF, reforçando o compromisso ético para com o usuário da Assistência Social.     

Vamos avançar para garantir os direitos dos trabalhadores do SUAS!

 Brasília, 20 de maio de 2010.

Grupo de Discussão dos Servidores da SEDEST/SEJUS

 Apoio: Comissão de Seguridade Social do CRESS-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário