segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Manual de Doenças Mais Importantes, por Razões Étnicas, na População Brasileira Afro-Descendente

LINK PARA DOWNLOAD: http://sdrv.ms/TESLYS

A elaboração deste Manual foi patrocinada pelo Ministério da Saúde, por iniciativa dos seus repres
entantes no Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra, Amaro Luiz Alves e Romero Bezerra Barbosa. Dela participaram vários pesquisadores. Houve uma fase de levantamento bibliográfico realizada pela Dra. Maria Margarita Urdaneta Gutierrez e o Dr. Josué Laguárdia. O resultado deste trabalho foi enviado a grande número de estudiosos do tema, com a finalidade de receber contribuições. Numa fase posterior foram identificadas as doenças que encontravam respaldo científico para serem consideradas como mais importantes na população negra em virtude de condições étnicas. Verificou-se que lido era fácil a sua distinção daquelas doenças derivadas das condições socioeconômicas, incluindo aí a maior dificuldade de acesso a serviços de saúde, a diagnóstico precoce, às práticas terapêuticas e, como conseqüência, um pior prognóstico. Optou-se, então, pelas doenças que apresentavam evidências científicas bem consolidadas de serem mais freqüentes na população negra brasileira em decorrência de fatores étnicos: anemia falciforme, deficiência de 6-glicose-fosfato-desidrogenase, hipertensão arterial, doença hipertensiva específica da gravidez e diabetes mellitus. Algumas outras doenças, como síndrome leucopênica e fibromioma uterino, carecem ainda de investigação complementar para serem consideradas como mais freqüentes entre negros por razões étnicas.




Os pesquisadores escolhidos para serem os autores dos capítulos referentes às doenças analisadas neste Manual são estudiosos, dentro das suas especialidades, dos temas abordados e de suas relações com a população brasileira afro-descendente. A finalidade deste Manual é colocar à disposição dos profissionais de saúde informações sobre a etiologia, quadro clínico,diagnóstico, terapêutica e prognóstico das doenças de importância para a população negra brasileira, do ponto de vista étnico. O seu conteúdo pode contribuir para uma abordagem clínica mais adequada destas doenças, em pacientes negros. O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília coordenou a elaboração do Manual e agradece a todos que colaboraram para a sua realização. Espera que o mesmo possa ser útil aos profissionais de saúde e principalmente aos brasileiros afro-descendentes na prevenção e controle das doenças aqui abordadas. 


Edgar Merchan Hamann e Pedro Luiz Tauil 
Professores do Departamento de Saúde Coletiva 
Faculdade de Ciências da Saúde 
Universidade de Brasília

CONHEÇA OUTROS TÍTULOS PARA DOWNLOAD NO ÁLBUM "Identidade Africana: Acesso a Informação", acesse:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.400244633373021.99039.278535572210595&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário