quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Seminário debate o trabalho no SUAS

O ano de 2012 pode estar terminando, mas o calendário de atividades e eventos do Conjunto CFESS-CRESS não. Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, será realizada a primeira edição do Seminário do Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS). O evento acontecerá na Universidade de Brasília (UnB), no auditório do Instituto de Química e no auditório Dois Candangos (Faculdade de Educação) respectivamente, e conta com o apoio do CFESS e demais entidades que integram o Fórum.

As inscrições estão sendo feitas somente no blog do FNTSUAS e são gratuitas. As vagas são limitadas (clique aqui). 

O evento é voltado principalmente para as pessoas que trabalham no SUAS, em especial para aquelas que participam dos fóruns municipais e estaduais, dos conselhos de assistência social ou que exercem representação em outros espaços de discussão da Política de Assistência Social nas instâncias de organização da classe trabalhadora. São 200 vagas no total, sendo que há um número específico reservado para quem compõe os fóruns estaduais.

O Seminário do FNTSUAS é uma das atividades propostas para o calendário 2012 do Fórum. Tem como objetivos aproximar, aprofundar, discutir e organizar estratégias que subsidiem as diversas experiências de organização da classe trabalhadora na implantação da Política Nacional de Assistência Social, em especial na gestão do trabalho.

“A pauta de mobilização de trabalhadores e trabalhadoras do SUAS é desafiadora, e para este seminário foram definidas duas  temáticas consideradas urgentes na consolidação da nossa classe como fundamental na efetivação da Política: a representação e representatividade da classe trabalhadora e a implantação premente de mesas de negociação em todo o país em âmbitos nacional, estaduais e municipais”, diz o Fórum em seu site oficial.

Para a conselheira e representante do CFESS no FNTSUAS, Esther Lemos, o tema do seminário coloca no centro do debate a identidade das pessoas que atuam no SUAS e a representação política nos espaços públicos dos conselhos municipais, estaduais, distrital e nacional na Política de Assistência Social, bem como a implantação das mesas permanentes de negociação.

“Reconhecendo as particularidades da intervenção das diferentes profissões no âmbito do SUAS, temos lutado para garantir as condições éticas e técnicas do exercício profissional e para defender as competências e atribuições de assistentes sociais de forma qualificada e comprometida com o projeto ético-político”, explicou Esther.

Fonte: CFESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário