segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PROJETO VISA ATENDER JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

DIVULGUE:

Vagas existentes no projeto de profissionalização de adolescentes e jovens em situação de exploração sexual, oferecido pelo SESI. 

INFORMAÇÕES: 

O que é o ViraVida? O Projeto ViraVida é um processo sócio-educativo, voltado a adolescentes e jovens em situação de exploração sexual, que cria um leque de oportunidades aos beneficiados a partir da promoção de direitos, elevação da escolaridade, profissionalização, e encaminhamento ao mundo do trabalho. Um dos principais objetivos do projeto é promover os direitos desses jovens, revelar suas potencialidades através do processo sócio educativo e da inserção no mundo do trabalho, criando as condições para que eles assumam o papel de protagonistas deu suas próprias vidas.

O Projeto é realizado a partir de cursos especiais, com carga horária média de 800 horas, que combinam educação básica e profissional e a transversalidade dos conteúdos: Cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, Saúde e Cuidados com o Corpo, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Orçamento Familiar e Empreendedorismo. Os alunos, cujas vidas em geral são marcadas por privações e violência, recebem atendimento psicossocial visando o resgate de valores, o reforço dos vínculos familiares e o desenvolvimento humano.

Com a experiência piloto, o Conselho Nacional do Sesi pretende construir uma base; o ideário e os princípios norteadores de uma estratégia de ação fundamentada em valores e oportunidades. Este projeto vem para somar-se à Rede de Enfrentamento existente em cada localidade, contribuindo na geração de oportunidades viáveis para meninos e meninas que não encontraram, até então, uma alternativa sólida para suas vidas.

Desde a implantação em 2008, o Projeto ViraVida tem contado com o apoio efetivo de muitos segmentos da sociedade, incluindo instituições sociais, órgãos públicos e empresas privadas. A Rede de Parceiros – formada por Instituições do Sistema S* (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEBRAE e SESCOOP) em estreita relação com o Sistema Público, com as instituições sem fins lucrativos, com empresas públicas e privadas – destaca-se como um dos principais pilares de sustentação do Projeto. Ela assegura atendimento integral aos jovens e adolescentes, oferecendo atendimento médico, odontológico e psicológico, educação e inserção no mercado de trabalho com acompanhamento de egressos.

Público beneficiário

O público a que se destina o Projeto ViraVida é constituído por adolescentes e jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 16 a 21 anos, que se encontram em situação de exploração sexual. Em geral pertencem às classes populares, têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo (U$ 250), apresentam baixa escolaridade(a partir da 5ª série) , residem na periferia de grandes centros e trazem em sua história de vida experiências relacionadas com trabalho degradante, abuso sexual, gravidez precoce e dependência química.

Para inscrição favor contactar com urgência.

Eliane Campos

Sesi –- Conselho Nacional

Fone: (61) 3217 0723 – 99855684

Nenhum comentário:

Postar um comentário