segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Servidores do GDF recebiam bolsa-família ilegalmente

Um pente fino realizado pelas secretarias de Transparência e de Desenvolvimento Social constataram que mais de trezentos servidores o governo do Distrito Federal têm recebido ilegalmente os benefícios do programa Bolsa-Família. Levantamento preliminar indica que vários desses servidores recebem salários superiores a R$ 5 mil mensais. O governo estuda mecanismos de reaver o dinheiro recebido ilegalmente.

Fonte: http://www.claudiohumberto.com.br/principal/




Conselhos municipais intensificam atuação junto ao Bolsa Família


Os conselhos municipais de Assistência Social têm desempenhado papel cada vez mais eficaz na fiscalização do Bolsa Família. Dados do censo do Sistema Único da Assistência Social (Censo Suas) comprovam aumento no número de conselhos a desempenhar essas atividades. A comparação entre os levantamentos de 2010 e 2011 foi apresentada nesta sexta-feira (19), em reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os conselhos estaduais e o do Distrito Federal, em Brasília.

Em 2010, 81% fiscalizavam e acompanhavam a execução do programa. Em 2011, foram 85%, com 4.467 conselhos. Além disso, os conselhos ocupam cada vez mais espaço nos orçamentos municipais. Em 2010, quase 46% contavam com provisão orçamentária própria. Em um ano, esse percentual subiu para 54%.

Para o assessor técnico da Coordenação-Geral de Serviços de Vigilância Socioassistencial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Hugo Nunes, houve melhorias tanto nos aspectos normativos como físicos. “Isso mostra uma evolução positiva. Os conselhos estão se consolidando, embora haja um longo caminho a percorrer”, avalia.

Em 2010, participaram da pesquisa 5.246 conselhos, o que corresponde a 94,3% dos municípios brasileiros. No ano seguinte, 5.253 conselhos enviaram informações ao Censo Suas – 94,4% do total de cidades.

Durante a reunião do CNAS, também foram entregues aos conselhos municipais os microdados de cada cidade. O objetivo é possibilitar que conselheiros atuem de acordo com as necessidades de cada lugar.

Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário