terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Demissão na Casa Abrigo

Funcionários da Casa Abrigo do Lago Sul são demitidos

Cerca de 30 pessoas que trabalham na Casa Abrigo do Lago Sul foram demitidas nesta segunda-feira (30/11). Segundo a agente social Valéria Gomes Martins os funcionários do local, não receberam aviso prévio, e já avisaram a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e o Ministério Público que a Casa não tem como receber mais nenhuma mulher em situação de risco, já que ficará sem funcionários.


O motivo das demissões, segundo explica a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), é que esses funcionários não são concursados, e estavam com o contrato vencido ha um ano, ou seja, trabalhavam irregularmente. A Sejus afirma que a Casa Abrigo não ficará sem servidores e que gradualmente os demitidos serão substituidos pelos concursados, à medida que estes tomem posse. 

Mas a agente social Valéria afirma que no local estão somente um segurança e um policial militar. "Nós trabalhamos nesta terça-feira (1°/12) somente até as 12h, porque a diretora nos pediu", explica.

Casa Abrigo
A Casa Abrigo recebe vítimas que correm perigo de sofrer novas agressões, e é a única instituição que presta esse tipo de serviço no Distrito Federal. Hoje tem cerca de 40 vítimas - entre mulheres e crianças- que moram no local.

Na Casa Abrigo, as mulheres recebem capacitação para que possam atuar no mercado de trabalho. Além dos cursos profissionalizantes, a Casa Abrigo conta com apoio de psicólogos e professores. Caso a mulher tenha filhos, as crianças acompanham a mãe e são encaminhadas para estudar em escolas próximas do local.

A mulher tem o prazo de três meses para permanecer no abrigo. Esse é o tempo necessário para que o conselho dê entrada nos documentos essenciais para que ela possa voltar à sociedade. Com isso, a mulher pode pedir separação judicial e pensão alimentícia. Mirta Brasil lembra que a desinformação é uma das principais causas para a violência doméstica.

FONTE: CORREIOWEB
Publicação: 01/12/2009 20:08 Atualização: 01/12/2009 20:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário