segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Caos da Saúde Pública no DF

"Qualquer título que se atribua à matérias sobre os recorrentes e antigos problemas da Saúde no Distrito Federal não farão a menor diferença, diante de uma situação que, se discutida com o mínimo de isenção e honestidade, originou-se, convive e poucas chances têm de melhorar efetivamente, se não se implementarem um conjunto de mudanças, que passam necessariamente por, a alocação de mais recursos, é claro, gestão eficiente, profissionais qualificados e motivados, e também, uma outra mudança que se sobrepõe a todas as outras anteriores: a mudança de hábito, que leve em conta especialmente o ser humano como paciente e sua condição de membro de uma sociedade muito desigual e diferente nas suas culturas.

Agora, representantes dos trabalhadores da saúde, anunciam e pedem apoio popular para movimento que desencadeiam há tempos, por melhores condições de trabalho e salário e, segundo dizem, para uma gestão mais eficiente e de mais qualidade. Justas parece que são todas as reivindicações divulgadas, pois como entender um profissional da saúde com remuneração inferior a de um policial, por exemplo. Algo muito assemelhado ao injusto quadro ainda presente na questão da educação em todo o país. Todavia, importa saber: desde quando esse caos na saúde pública do DF se arrasta sem que se apresentem soluções adequadas? Ante o rigor das cobranças, será que nas gestões anteriores era menor o caos constatado? E a cerca de um ano das próximas eleições, quanto será que existe de disputa política/partidária no agravamento da situação?

Somente quem realmente frequenta os hospitais e Postos de Saúde Pública sabe o quanto é doloroso depender desse serviço. Desde a falta de leitos e equipamentos nas emergências, aos históricos problemas com profissionais pouco estimulados, diante de uma demanda que cresce ainda mais que o próprio crescimento da cidade que já é superior a média do país, face os conhecidos problemas do entorno e da influência de Brasília nas regiões e estados vizinhos. Acho que se deveria mesmo fazer um amplo e apartidário movimento em defesa de uma saúde pública mais eficiente e mais humana em Brasília, que começasse com mais atenção dos médicos e dos demais profissionais da área com aqueles que não têm mais ninguém a quem recorrer senão às unidades públicas, no momento de um acidente, ou da constatação de um sintoma de doença grave.

E cabe ao governo do DF, particularmente à Secretaria de Saúde, apresentar ações e planos eficazes para uma gestão mais ousada e eficiente na busca de superação desse grave quadro em que se encontra o setor, desmontando esquemas e vícios antigos, mas dialogando com o máximo de tolerância com todos os setores envolvidos, sobretudo com os trabalhadores da área, tendo em mente que a saúde humana não são apenas os hospitais e postos de saúde, mas um conjunto de outros serviços e possibilidades que, se bem desenvolvidos e gestados, contribuirão significativamente para melhorar o padrão de vida e a auto-estima de milhares de seres humanos, que, muitas vezes, chegam aos hospitais apenas com sintomas de determinada doença, mas, pelos maus tratos e descaso acabam por incorporar, de fato, um mal muito maior."
.
Fonte: http://www.blogdochico.com/2009/09/os-problemas-da-saude-publica-no-df.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário