terça-feira, 28 de junho de 2011

Simpósio de saúde no DF

II SIMPÓSIO DE POLÍTICA E SAÚDE DO CEBES

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) vai reunir no seu 2º Simpósio de Política e Saúde especialistas de diferentes áreas para discutir os rumos da reforma sanitária no Brasil, tendo como base para o debate os temas "Saúde e Desenvolvimento" e “Interesse Público e Privado na Saúde". O evento ocorrerá entre os dias 07 e 09 de julho, na Fiocruz/Brasília, no Campus da Universidade de Brasília (térreo), às vésperas do XXVIII Congresso do CONASEMS (9 a 12/07), evento que também será realizado na capital do país. O encontro do Cebes marcará ainda a escolha da nova diretoria da instituição (gestão 2011/2013), eleita por meio de uma Assembleia Geral.

A intenção do II Seminário é realizar um debate de cunho eminentemente político e, a partir daí, construir teses que contribuam para uma agenda do movimento sanitário. Para ajudar na elaboração de ideias, promovendo a troca de informações sobre os temas que serão debatidos no encontro, o Cebes lançou o Fórum Virtualde discussão que foi desenvolvido a partir de documentos produzidos por membros da diretoria e convidados. Os artigos não têm a pretensão de esgotar as abordagens nos planos da análise e da proposição de políticas. A ideia é que haja uma ampla participação de militantes e simpatizantes.

A manhã do primeiro dia do evento (07) será destinada ao credenciamento. Haverá também uma feira aberta a contribuições para as teses do simpósio e exibição de vídeos que contam a história da Reforma Sanitária. A primeira mesa redonda “Desenvolvimento e Democracia”, a partir das 16h30, terá a participação de Sonia Fleury – FGV/RJ; Plínio de Arruda Sampaio, ex-candidato a presidente da República (PSOL); Rudá Ricci, do Instituto Cultiva e José Rubem Bonfim, da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime). O debate será mediado pelo presidente do Cebes Roberto Passos Nogueira.

No segundo dia, a diretora do Cebes, Lenaura Lobato, abre a Mesa Redonda “O primado do interesse público na saúde”, das 9h às 11h30. Falarão sobre o assunto Lígia Bahia, professora da UFRJ e vice-presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Fausto dos Santos, representando o Ministério da Saúde; Marcelo Firpo e Angélica dos Santos, ambos pesquisadores da ENSP/FIOCRUZ.
Na mesa redonda, que começa às 14h, o debate será “Direito Universal ao Acesso a Serviços de Saúde de Qualidade”. Com a coordenação da diretora do Cebes, Ana Costa, o assunto será discutido por Jairnilson Paim – UFBA/CEBES; Angelo D’Agostini Júnior, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Alcides Miranda, UFRGS/CEBES; e Nelson Rodrigues dos Santos, representando o Instituto de Direito Aplicado (IDISA) e CEBES. Na sequência, às 16h30, haverá o Lançamento da Revista Saúde em Debate n°89, seguido da reunião do Fórum da Reforma Sanitária, marcada para às 17h30.

No último dia, a partir das 9h, ocorrerá a Plenária do II Simpósio, sob a coordenação de Luiz Neves, diretor do Cebes. Fechando o evento, acontecerá, das 11h às 12h30, a Assembleia Geral do Cebes e Eleição da nova diretoria. A frente da atividade estarão Roberto Passos Nogueira, Luiz Neves e Paulo Amarante, diretor do Cebes.

O II Simpósio é aberto ao público, sem custo, mas com vagas limitadas. Os interessados devem solicitar a inscrição clicando no site www.cebes.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário