domingo, 9 de setembro de 2012

I Jornada de Prevenção do Suicídio do DF


O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a lançar o Programa de Prevenção ao Suicídio. A meta é criar uma rede de serviços interligados do Sistema único de Saúde (SUS), que identifique as pessoas em situação de vulnerabilidade para prevenir esse tipo de morte. O lançamento do Programa será nesta segunda-feira (10), Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, na abertura da I Jornada de Prevenção relacionada ao tema.

A I Jornada de Prevenção do Suicídio do DF começa  às 8h, no auditório do Instituto de Química da Universidade de Brasília, com uma mesa redonda sobre a política distrital de prevenção e termina na quinta-feira (20), com um encontro onde serão discutidas as estratégias de cuidados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS/DF). No sábado (15), será realizada uma caminhada no  Parque da Cidade promovida pelos “Amigos da Vida”, com saída do estacionamento ao lado do Parque Ana Lídia. O restante da programação pode ser obtida pelo site www.redepelavida.com.br no link “evento”.

Para o coordenador da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Disam), Augusto César Farias, “ a jornada irá consumar as diretrizes de prevenção do suicídio preconizadas pelo Ministério da Saúde. Isso possibilitará organizar a assistência a esse tipo de demanda tanto do ponto de vista técnico como em relação à humanização”.

Um grupo de trabalho intersetorial foi criado para a elaboração de um plano distrital de ação, cujo objetivo é articular as redes de saúde. Dessa forma, um paciente em situação de vulnerabilidade que dê entrada num pronto socorro, terá a continuidade do seu tratamento em um centro de saúde ou em outra unidade dentro do sistema de saúde.

“Estamos criando uma rede de proteção transversal, com atendimento gratuito e aberto à população, com a qual também contaremos para identificar casos de pessoas que necessitem de acompanhamento”, observa a psicóloga Beatriz Montenegro, responsável pela Coordenação de Prevenção do Suicídio, subordinada à Disam da SES-DF.

A ideia é que por meio da jornada, aberta à comunidade, profissionais de saúde e gestores do setor, repassem e obtenham informações que colaborem para a identificação dos casos relacionados ao suicídio. Dados da Secretaria de Saúde mostram que os principais fatores de risco para o comportamento suicida são a presença de transtorno mental, especialmente a depressão e o alcoolismo, situações de abuso, violência, perdas significativas e aspectos sociais e culturais.

Quem participar da caminhada no parque e dos demais eventos que compõem a I Jornada  poderá receber orientação por meio de um folheto explicativo elaborado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que enumera os sinais apresentados por uma pessoa propensa a tentar o suicídio, como o abandono de amigos ou atividades costumeiras, perda do interesse pelas atividades que antes lhe traziam prazer, estado emocional alterado, ter passado por perdas significativa, insistência em falar sobre a morte, tentativas anteriores de por fim à vida e outros sinais que devem ser observados.

A caminhada tem apoio do Conselho Regional de Psicologia e oferecerá, ainda, sessão de automassagem promovida pela Gerência de Práticas Integrativas de Saúde e apresentação do grupo musical “Sapekaí”. 

Arielce Haine

Nenhum comentário:

Postar um comentário