Cerca de 250 conselheiros, gestores e profissionais da Assistência Social dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal estiveram reunidos no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), na quarta e quinta-feira (22 e 23), para debater a definição dos Trabalhadores da Assistência Social. O encontro foi realizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para levantar proposições para a elaboração da resolução do CNAS que definirá quais categorias profissionais compõe o Sistema Único de Assistência Social. Com a definição dos trabalhadores, os gestores terão uma referência de quais profissionais são necessários para o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
.
A diretora de Gestão do Suas, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Simone Albuquerque, representa o MDS no Encontro e falou sobre a concepção do Suas na perspectiva da gestão e dos serviços socioassistenciais. “O MDS coloca na agenda não só a importância de se ter serviços e benefícios, mas também ofertar serviços de qualidade para a população mais pobre do Brasil“, afirmou. Conselheiros estaduais e municipais também participam do encontro. “Os conselhos são reponsavéis por aprovar os recursos e acompanhar sua utilização pelos gestores para que as políticas públicas sejam feitas com qualidade e responsabilidade“, afirmou o presidente em exercício do CNAS, Renato dos Santos Paula. Este é o primeiro de uma série de debates regionais no Brasil. O próximo será na região Sudeste, em São Paulo (SP), nos dias 28 e 29 de setembro.
.
Participaram da abertura do encontro o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Arlindo Arruda Filho; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Regina Duarte; o secretário e o secretário adjunto de Estado do Trabalho, Emprego, Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Jean Estevan e José Rocha Jr., respectivamente; o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Jader Moraes; o representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, Edvaldo Ramos; o representante do Forúm Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), Geraldo Gonçalves; gestores, conselheiros, pesquisadores, representantes de classes, entre outros.
Fonte: site do MDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário