Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) promoveu mais uma reunião extraordinária na terça-feira (27/03), no auditório da Secretaria de Saúde. O principal tema da pauta foi o modelo de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), questão pa- ra a qual os conselheiros tentam buscar uma solução para fazer funcionar as unidades.
O secretário de Saúde e presidente do Conselho, Rafael Barbosa, apresentou sugestão de utilização de uma organização social para gerir as quatro UPAs existentes. Segundo a proposta dele, a medida seria mantida pelo menos até que seja recriada a antiga Fundação Hospitalar, que foi responsável pela gerência da maior parte dos serviços da Secretaria de Saúde do DF por mais de 40 anos.
Pela proposta do secretário, a FHDF – que está em processo de reativação –, iria fazer a gestão dos serviços básicos de saúde oferecidos pela rede pública. Isso inclui as UPAs e as clínicas da família, com a Estratégia Saúde da Família.
Os demais conselheiros gostaram da idéia, mas querem que seja criada uma comissão para acompanhar todo o processo e participar da escolha das empresas que irão gerenciar os serviços.
Fonte: www.saude.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário