Ocorreu, em Brasília, o encontro do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Vários representantes da sociedade civil e do governo participam da reunião: Central Única dos Trabalhadores, Itaú Social, Fundação Telefônica, Organização Internacional do Trabalho, Fundação Abrinq, Promotores do Ministério do Trabalho e o próprio Fórum, coordenado por Isa de Oliveira.
O evento contou também com a participação da Secretária Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social, Valéria Gonelli. Segundo a Secretária, é importante pensar novas estratégias de atuação e envolver outras esferas do Governo, já que as causas do trabalho infantil são multifocais. “Precisamos também contar com o apoio dos promotores locais e com os conselheiros tutelares. Precisaríamos olhar os mecanismos de defesa para essa questão também”.
Com relação à III Conferência Mundial, a idéia é trabalhar a estruturação do encontro a partir de uma comissão organizadora nacional e uma comissão organizadora internacional (que deverá contar com a OIT e o Ministério das Relações Exteriores) para a preparação e escolha dos temas, definição de estrutura do evento e para realizar consultas nacionais. A comissão nacional seria composta por Secretarias, CONANDA, Ministérios, Fórum, CONAETI, OIT e outros atores. Uma primeira reunião de articulação seria realizada após o carnaval.
Fonte: Portal Pró-Menino
http://prioridade1sbc.org.br/noticias/ultimas-noticias/381-forum-nacional-de-prevencao-e-erradicacao-do-trabalho-infantil-realiza-encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário