domingo, 5 de fevereiro de 2012

Conferência Nacional de Transparência e Controle Social reúne no DF representantes de todos os estados


Mais de 140 representantes da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial) se reúnem desde 1 de fevereiro em Brasília para debater mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, estratégias para tornar o governo mais transparente e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. O 1º Encontro Nacional dos Representantes da Consocial reúne participantes de todos os estados brasileiros, membros da organização nacional e integrantes da coordenação executiva da conferência.

         Todas as instituições envolvidas participarão de uma mesa redonda, quando terão a oportunidade de apresentar o andamento das discussões sobre esses temas nos municípios, analisar as atividades do processo conferencial, traçar novas diretrizes e compartilhar boas práticas. Entre os participantes estarão presentes o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli, a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, e o coordenador executivo nacional da Consocial, Fábio Felix.

         A Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Executivo e está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo maior da conferência é estabelecer com governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

         Com o tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública", desde julho de 2011 a Consocial realizou etapas preparatórias em 2.300 municípios. A partir de fevereiro deste ano começam os eventos estaduais. A CGU pretende mobilizar mais de um milhão de brasileiros, direta ou indiretamente, que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, em Brasília.

         Além de participar das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os temas da Consocial por meio da participação em conferências livres e uma virtual, bem como integrar programas e atividades especiais como concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Basta encaminhar as propostas à coordenação executiva nacional via portal da 1ª Consocial (www.consocial.cgu.gov.br).

Fonte: Controladoria-Geral da União


1° Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social 

A segunda rodada das etapas regionais da 1° Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (Consocial-DF), que têm sido realizadas entre representantes das regiões administrativas (RAs), teve como destaque, no último sábado (4), o aumento signicativo do número de participantes. As quatro reuniões registraram, no total, a presença de 746 representantes de dez RAs, participação que corresponde a um aumento de 23% em relação ao público das reuniões anteriores, realizadas no último dia 28. 

O recorde de presenças  foi observado na rodada regional realizada em Planaltina, que contou com a participação de 243 pessoas. O número foi considerado um destaque pelo fato de a conferência ter reunido apenas moradores do local. A segunda maior participação aconteceu na regional que uniu 215 representantes de duas cidades: Taguatinga e Vicente Pires, em Taguatinga Norte. A regional mais abrangente, realizada no Núcleo Bandeirante, teve 203 inscritos de seis RAs, incluindo Águas Claras, Candangolândia, Guará, Park Way e SIA, e foi a conferência onde os presentes elegeram o maior número de delegados (46 no total). Já a conferência realizada em Samambaia teve 85 pessoas e contou apenas com representantes locais.

Diretrizes – De acordo com o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, o aumento do interesse do público nas etapas regionais respalda o processo de construção das diretrizes a serem incorporadas à agenda de Governo do Distrito Federal. “As propostas resultantes de todo o processo conferencial e da realização da 1ª Consocial vão subsidiar, em âmbito Distrital, a adoção de políticas públicas nas áreas de Transparência, Controle e Participação Social”, explicou. 

Somando as etapas do dia 28 de janeiro e do último sábado, a Consocial-DF já contabiliza um público de 1.335 debatedores, que elegeram 346 delegados e elaboraram 160 propostas.

Últimas conferências – No próximo sábado (11) serão realizadas as últimas conferências regionais para Brasília, Ceilândia, Gama, Octogonal, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria, Sobradinho I e II e Sudoeste. Os delegados eleitos defenderão as propostas a serem votadas nos dias 9 e 10 de março durante a Conferência Distrital. Em maio, a Consocial Nacional reunirá propostas e delegados de todo o Brasil que vão definir o conteúdo do futuro Plano Nacional de Transparência, Controle e Participação Social.



Fonte: Yusseff Abrahim, da Secom - http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário