terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MDS participa de reunião para enfrentamento integrado do crack

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou nesta terça-feira (14), em Porto Alegre, de reunião entre representantes dos governos federal, do estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura da capital gaúcha. A pauta do encontro foi o programa integrado de enfrentamento ao crack e outras drogas, que prevê ações para o período de 2012 a 2014. Também estiveram presentes autoridades dos ministérios da Justiça e da Saúde, da Casa Civil, da Secretaria de Assuntos Federativos e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 

“Foi uma reunião proveitosa. É a primeira vez que governos federal, estadual e municipal se sentam para pactuar e traçar metas para o enfrentamento ao crack”, disse Tereza Campello. “Esse é um problema sério que exige ação integrada com nova atuação, onde os governos repensem as políticas de tratamento dessas pessoas. Não queremos agir somente com autoridade. O governo vai agir forte no combate à criminalidade, mas também oferecendo acolhimento e apoio às pessoas e famílias que sofrem com o problema de drogadição.”

Estruturado em três eixos – prevenção, cuidado e autoridade – o programa “Crack, é possível vencer” prevê a articulação de ações e políticas públicas entre os governos federal, estaduais e municipais e diferentes setores da sociedade. Ele reforça as diretrizes lançadas em maio de 2010, quando o governo federal instituiu, por decreto, um plano integrado de enfrentamento ao crack. Para 2012, as ações priorizam o Distrito Federal e seis capitais: Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, São Paulo, Salvador e Porto Alegre. No eixo do cuidado aos dependentes químicos, a principal meta é ampliar a oferta de serviços de tratamento aos usuários e suas famílias. Nessa área, concentram-se as ações dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Saúde. 

Fonte: Rafael Ely e Valéria Feitoza Ascom/MDS 3433-1021 www.mds.gov.br/saladeimprensa



Em reunião, conselheiros tutelares conhecem ações do Plano de Enfrentamento ao Crack


O Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack foi apresentado nesta terça-feira (14), em Brasília, durante Reunião Técnica Nacional de Conselheiros Tutelares. Durante o encontro, que ocorre na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), também foi apresentado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Nesta quarta-feira (15), os conselheiros, que ainda continuam reunidos, irão debater ainda a campanha de Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica. O objetivo do encontro é divulgar as ações dos planos e colher as contribuições dos conselheiros para o fortalecimento das metas e medidas que serão adotadas nacionalmente nas diferentes políticas públicas.

Fonte: http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/02/15-fev-2012-em-reuniao-conselheiros-tutelares-conhecem-acoes-do-plano-de-enfrentamento-ao-crack

Nenhum comentário:

Postar um comentário