quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Informes do SindPrevs sobre a reunião com o Presidente do INSS

TRABALHADORES DO INSS APROVAM PARALISAÇÃO DE 72 HORAS

Considerando o calendário de luta aprovado no Encontro Nacional dos trabalhadores do INSS, que aprovaram indicativo de PARALISAÇÃO DE 72 HORAS A SER REALIZADA NA PRIMEIRA QUINZENA DE NOVEMBRO, caso não sejam atendidas as reivindicações dos trabalhadores sobre a Jornada de trabalho, o SINDPREVS, orienta a realização de Assembléias nos locais de trabalho discutir o Indicativo eleger representantes do INSS para participarem de Encontro Estadual dos Servidores do INSS dia 22 de Outubro a partir das 09:00 horas em Curitiba, e Plenária Estadual que será realizada a partir das 13:30 horas, também em Curitiba em local a ser confirmado. É importante que cada Agência do INSS eleja um delegado para participar do Encontro Estadual do dia 22/10, no qual serão eleitos os Delegados do Paraná à Plenária Nacional da FENASPS a se realizar no dia 6 de novembro.


RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DO INSS
REALIZADA DIA 03 DE OUTUBRO DE 2011

Presidente: Mauro Rauschild, Nunes – Diretor de Recursos Humanos, Cinara – Dirat – Dr. Alessandro – Procurador Geral do INSS, Marcelo Diretor de Logística. Direção da FENASPS e Representantes dos Sindicatos.

Mais de 300 servidores do INSS de todo Pais realizaram Ato Público na Direção Geral do INSS em Brasília, na continuidade da luta por melhores condições de trabalho e pela implantação do Turno Ininterrupto de 12 horas no Seguro Social, com jornadas de seis horas. Por força das atividades, uma comissão de servidores representando os trabalhadores do INSS, foi recebida pela Diretoria do INSS.

Na abertura da audiência os representantes dos Estados apresentaram um diagnóstico real da grave situação que os trabalhadores enfrentam nos locais de trabalho, que são obrigados a trabalharem com imobiliário totalmente fora dos padrões ergonômicos, sob pressão total levando ao adoecimento em massa com mais de trinta mil servidores afastados dos locais de trabalho com sintomas e doenças provenientes do processo de trabalho, hipertensão, depressão, síndrome de pânico, entre outras. Fatores agravados com a Implantação da Jornada de Trabalho de 40 horas, com Gratificação Produtivista, Avaliação de Desempenho individual, falta das condições para exercer o trabalho. Como não existe nenhum programa de Prevenção e Assistência a Saúde dos Servidores, o INSS é hoje o responsável direto por criar um exército de mutilados por DORT/LER, inclusive com óbitos.

Foi ainda apresentado reivindicação ao Senhor Presidente da necessidade de criar as condições para o trabalho dos portadores de necessidades especiais, que em grande parte são obrigados a trabalharem em desvio de função e ou em atividades que não permitem a estes desenvolverem todo seu potencial profissional.

O Presidente do INSS disse que não tem responsabilidade direta pelos problemas ocorridos no passado, porém assumiu compromisso de buscar solução para os problemas apresentados pelos representantes dos Estados e FENASPS, que estão resumidos no relatório do Grupo de Trabalho. Expôs dados do total de atendimento onde comprovam que todos os dias os servidores são responsáveis direto pelo reconhecimento de direito de 30 mil segurados da Previdência Social em todo País, além de outros milhares feitos sem estarem na agenda e ou programados. Embora tenha reafirmado sua posição contrária as 30 horas, enfatizou que no cargo de presidente do INSS, sua função e buscar soluções que resolvam os problemas do órgão.

Com este objetivo informou que o Procurador Geral do INSS, havia elaborado um parecer sobre a questão da Jornada, mas em razão da relevância da matéria, está levando esta questão para outra esfera de poder para tomada de decisão junto ao Ministério da Previdência Social, junto a Consultoria e Ministro da Previdência Social e Consultoria Geral da União, órgão responsável para pacificar este tipo de matéria onde existe posições divergentes entre diferentes ministérios.

A FENASPS solicitou então que pudesse ser feito com a maior urgência possível, e foi definido então realizar Audiência dia 18 de Outubro, para discutir esta questão e obtermos respostas das reivindicações. O Diretor de Recursos Humanos reafirmou a realização de Concurso Público para contratação de 2.000 Técnicos e 500 Médicos Peritos, e estão aguardando confirmação para convocar 200 Analistas com formação em Serviço Social, este contingente poderá chegar a 450 até 2013. Em razão do INSS ter hoje aproximadamente 11 mil servidores completando as condições para se aposentarem, o Ministro esta fazendo gestão para criar um cadastro de Reservas neste concurso proporcional ao número de trabalhadores que forem se aposentando no futuro.


Fonte: http://www.sindprevspr.org.br/default.asp?secao=noticia.asp&codigo=1238&cod_categ=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário