quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

Durante a abertura da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto das desigualdades sociais nas condições de saúde da população. Segundo ele, avanços na prevenção de doenças, redução de mortalidade e expansão do acesso a medicamentos também se devem ao desenvolvimento social do país.

“Buscar saúde para todos e enfrentar as desigualdades são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Renunciar a isto é renunciar ao próprio projeto de desenvolvimento econômico e social. Convido a todos a serem ousados nesse processo”, destacou Padilha. Segundo ele, o Brasil não conseguiria reduzir em quase pela metade o índice de tuberculose sem uma política social capaz de retirar 35 milhões de brasileiros da situação de pobreza.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, reconheceu os importantes avanços sociais e econômicos do Brasil, ressaltando o esforço do governo federal em estabelecer um sistema de saúde público e universal. Segundo ela, governos de todo o mundo devem estar cientes que a igualdade de oportunidades não se faz sem que todos tenham as mesmas condições de acesso.

A Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais segue até sexta-feira (21) e reúne representantes de mais de 120 países e 16 ministros da Saúde. É a primeira reunião global sobre o tema e a maior organizada pela OMS nos últimos trinta anos em número de participantes.

Fonte: Por Camila Rabelo Da Agência Saúde – Ascom/MS - (61) 3315-6259 / 3580

Ministra defende políticas sociais para a proteção da saúde
e o enfrentamento das crises

A importância de discutir as raízes sociais dos problemas de saúde à luz do atual cenário de crise global foi defendida pela ministra Tereza Campello durante a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, na tarde desta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro. A titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Impactos – A ministra demonstrou os impactos do Bolsa Família em relação à saúde ao mencionar números da queda da mortalidade infantil e da desnutrição e da melhoria na relação entre peso e idade das crianças mais pobres. Questionada pela mediadora do debate, Zeinab Badawi, do canal BBC World, sobre políticas de gênero, Tereza Campello citou o Bolsa Família, que exige cumprimento da agenda de vacinação e pré-natal, e as novidades anunciadas recentemente no programa, de modo a proteger ainda mais crianças, gestantes e nutrizes.

Fonte: Rafael Ely - Ascom/MDS - 3433-1021 - www.mds.gov.br/saladeimprensa
.

A Conferência Mundial sobre Determinates Sociais de Saúde será transmitida ao vivo pelo Canal Saúde da Fiocruz e estará disponível no http://www.canal.fiocruz.br/.

Para mais detalhes acesse o site oficial da conferência: http://cmdss2011.org/site/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário