segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Se confirmada, volta das 30h no INSS será conquista dos trabalhadores

“Nada cai do céu. O retorno da jornada das 30 horas sem redução salarial para as agências do INSS, se confirmado, será uma conquista obtida através da pressão dos servidores e de suas entidades representativas, entre elas o Sindsprev/RJ”. A afirmação é do diretor do Sindicato, Manoel Crispim sobre a possibilidade de ser anunciada pelo presidente do INSS, Mauro Hauschild, a volta das 30 horas para as agências, no dia 28 deste mês.

.

O dirigente lembrou que, depois de 25 anos sendo de 30 horas, a jornada passou a 40 por uma imposição do governo Lula, em 2009, tendo como resposta uma greve nacional da categoria no mesmo ano. O movimento foi duramente reprimido, inclusive com o governo movendo ação judicial junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela ilegalidade da paralisação, com multa para as entidades sindicais e desconto dos dias parados.

.

Desde então a categoria vem se mobilizando em vários estados pelo retorno da jornada anterior. Este ano, foi formado o Grupo de Trabalho da seguridade social, onde a questão vem sendo debatida. Dele participam, além dos representantes do INSS - em muitas reuniões o próprio presidente do Instituto, Mauro Haulschild - dirigentes de entidades nacionais. “Tenho acompanhado as discussões representando o Sindicato e considero o retorno das 30 horas uma conquista da luta da categoria, mas lembro que outras reivindicações importantes continuam pendentes, entre elas a incorporação das gratificações e a garantia de condições de trabalho dignas para agências e gerências”, afirmou.

.

Fonte: Da Redação do Sindsprev/RJ

http://www.sindsprevrj.org.br/jornal/secao.asp?area=8&entrada=5282

Nenhum comentário:

Postar um comentário